A Sra. McConaughey

Ela já foi doméstica e garçonete. Hoje é modelo, casada com um astro de Hollywood e mãe de dois filhos, tem um programa de TV e entre um desfile e outro, vive cercada de famosos e sob a mira dos paparazzi. Quem é a mineira Camila Alves

 

Guilherme Torres – Especial para Revista Encontro

 

Toda menina, um dia, já quis ser modelo. Com Camila Alves não foi diferente. Mas, nem nos mais ousados sonhos de adolescente obstinada pelas passarelas ela poderia imaginar chegar tão longe. A menina, filha caçula (tem um irmão) de um casal de classe média, nasceu em Belo Horizonte e, até os 15 anos, viveu no bairro Cidade Nova, zona nordeste da capital. Quando saía daqui, era para passar as férias escolares nas cidades natais do pai e da mãe, em Itambacuri e Governador Valadares, ambas no interior de Minas.  Só aos 16 anos, em 1998, veio a primeira viagem internacional. Junto com a mãe, foi visitar uma tia, modelo que morava em Los Angeles, nos Estados Unidos. A viagem significaria muito mais e, no fundo, Camila também já sentia: não voltaria tão cedo ao Brasil.

Ainda quando era namorada de Matthew, em 2008, Camila fez ensaio sensual para a capa da revista Homem Vogue. Na entrevista, a primeira gravidez e revelações sobre a vida conjugal da brasileira com o astro do cinema americano

 

Com o apoio da tia e da mãe, resolveu tentar a sorte nos Estados Unidos, na época sem saber uma palavra em inglês, que foi aprimorado através do convívio e de um curso quase gratuito que fazia, pois o dinheiro era curto. Enquanto esperava a regularização dos documentos para tentar a vida como modelo, Camila foi atrás de emprego para se manter. O primeiro trabalho foi como faxineira em apartamentos e até casas de três andares com piscina interna e externa, nas quais ela fazia de tudo, limpava, lavava, passava e cozinhava. Sempre buscando novas oportunidades, a menina começou a trabalhar como garçonete e dividia seu tempo entre um restaurante de culinária mexicana e outro italiano, sete dias por semana, muitas vezes até as três da madrugada. Segundo Camila, o que a “salvou” foi trabalhar em lugares com linguagem predominante parecida com o português, pois assim conseguia se comunicar sem muitos problemas. Nessa época, para economizar mais algum dinheiro, ela conta que já chegou a comer restos de comida deixados pelos clientes.

Depois de três anos e meio morando em Los Angeles, e finalmente com o visto para trabalhar como modelo em mãos, a mineira sonhadora, então com 19 anos, em 2001, revolveu tentar a sorte em outro lugar. Mudou-se sozinha para Nova York, onde dividia um apartamento com outras sete garotas também aspirantes a carreira. Lá, Camila foi de porta em porta tentar uma chance em todas as agências da cidade e o “não” era categórico. Somente na última empresa, a Manager Model’s, ela conseguiu o ‘sim’ e o primeiro trabalho veio seis meses depois, modelando para a grife Jockey, que rendeu até um outdoor enorme, em plena avenida Times Square, para delírio de Camila. “Foi uma época muito difícil, mas nunca pensei em desistir. Cheguei a cogitar mudar de ramo, trabalhar em outra profissão, mas sempre tive muito suporte e apoio da minha família e isso me fez persistir. Eu sentia que tinha algo de bom guardado pra mim”, conta Camila Alves em entrevista exclusiva a Encontro, de Malibu, reduto das celebridades, que fica no Condado de Los Angeles, Califórnia, onde mora hoje.

Festa para a imprensa: família reunida e passeando pelas ruas de Los Angeles. “Tem paparazzi na porta da minha casa o dia todo”,conta Camila.

Descoberto o potencial da menina e já trabalhando como modelo em campanhas mundiais de grandes grifes, como a de moda-praia Billabong, Dior Cosméticos, DKNY, Levi´s e Palmolive, Camila não sabia que o melhor ainda estava por vir. Em uma saída com amigos para uma festa em Hollywood sua vida definitivamente mudou. Naquela noite, em 2006, quando tinha 24 anos, ela conheceu ninguém menos que o astro do cinema americano, o ator texano Matthew McConaughey, 37 anos, considerado na época o solteiro mais cobiçado do mundo, segundo a revista americana People. Para quem não está ligando o nome a pessoa, Matthew começou a carreia em 1993 e já atuou em quase 30 filmes. O mais recente, em 2009, protagonizou a comédia romântica, Ghosts of Girlfriends Past  (As Minhas Adoráveis Ex-Namoradas). “Foi uma coisa bem espontânea. Nós nos olhamos e tivemos a chance de conversar. Ao contrário do que a imprensa diz, ninguém nos apresentou. Coincidentemente, depois de um ano juntos, descobrimos um amigo em comum”, revela a modelo.

Depois de algumas saídas na companhia de McConaughey, Camila, mesmo muito discreta, atraiu todos os holofotes da imprensa americana. Afinal, quem era aquela morena que fisgou o coração do bonitão? O que intrigava também era o fato do ator ser o retrato do solteiro convicto e conhecido pelo sucesso com as mulheres e breve romances, inclusive com muitas celebridades, como as atrizes Penélope Cruz, Sandra Bullock, Ashley Judd e Janet Jackson. Além disso, era considerado avesso a filhos e casamentos, conforme declarou um amigo próximo a um dos tablóides americanos que especulava a união do ator com a modelo brasileira.

 

Uma mineira no “red carpet”. Camila Alves ao lado do marido, o ator Matthew Mcconaughey na festa do Oscar 2011, em fevereiro.

O fato é que o romance decolou, o ator entrou na linha, o affair virou namoro oficializado para imprensa em abril de 2007, quando foram morar juntos em um trailer (Airstream) do ator, estacionado a beira-mar, em Malibu. Ele dizia não querer comprar uma casa e ir morar com Camila. Mas sim construir algo em conjunto e que tivesse a essência dos dois, além da fase no apertado trailer ser a prova de que eles dariam certo. No mesmo ano Camila engravidou do primeiro filho e, em 7 de julho de 2008, nasceu Levi, hoje com 3 anos. A criança motivou a mudança para uma para uma casa, também na sossegada Mabilu, recanto do ator, que depois da união se tornou mais caseiro por influência de Camila, que curte levar uma vida simples e até abre mão de babás e empregadas. “Camila me ajuda a ficar mais em casa de noite” disse ele em entrevista a um programa americano. Para a revista americana Esquire, Matheew, declarou mais uma seu amor pela brasileira e disse que família é prioridade em sua vida. “Eu achei a mulher que eu gostaria de formar uma família, com quem espero viver para sempre”.

A união, mesmo sem um casamento oficial (fato que incomodava a bela, pois cresceu com a ideia de casar na igreja vestida de véu e grinalda) serviu na época também como mais um trampolim para a carreira promissora. Sempre sob a mira dos paparazzi e nos mais badalados red carpets do mundo, a beleza e os murmurinhos sobre a top atraíram os olhares de produtores de TV. “Fui convidada para um teste, fiz e depois me falaram que eu tinha passado. Foi uma experiência muita legal, nunca tinha feito antes”, lembra.

Camila à frente do reality show de cabeleireiros Descabelados. Primeira brasileira a apresentar um programa na rede de televisão americana e mais de um milhão de espectadores.

Sucesso nos Estados Unidos, ela estreou como apresentadora no comando da terceira temporada do reality show Shear Genius, com mais de um milhão de espectadores, exibido no Brasil pelo canal pago Liv com o nome Descabelados . “O programa é recorde de audiência, mas tive que ralar muito no começo. Fazer televisão aqui é bem diferente dos formatos de apresentação do Brasil”, conta Camila, que destaca o orgulho de ser a primeira brasileira a ter um programa da rede nacional de televisão dos Estados Unidos.

Apesar do sucesso do programa e do carisma e desenvoltura de Camila diante das câmeras, a chegada da filha Vida, em janeiro de 2010, tirou a apresentadora de cena. “No ritmo das gravações eu já cheguei a acordar às cinco da manhã e trabalhar até meia-noite. Agora, com dois filhos pequenos, não dá para continuar. Mas ainda voltarei para a televisão e também tenho muitos projetos nessa área”.

Eleita no começo de 2010 como a mamãe mais sexy do ano pela grife Victoria´s Secret, a modelo e apresentadora também já atacou como atriz. Fez uma pequena participação no filme Neve pra Cachorro, de 2002, e foi convidada a fazer o teste para interpretar a Bond Girl em 007 – Quantum of Solace, de 2008, que teve o papel interpretado por outra atriz. Camila também já participou de clipes musicais de artistas de hip hop como Chingy, em 2006, e Ne-Yo, em 2007. Empreendedora, lançou há sete anos a Muxo, marca de bolsas em sociedade com a mãe, que também mora em Los Angeles.

Embora tenha diminuído o ritmo de trabalho por causa dos filhos, Camila Alves não para. Hoje, além de uma marca de bolsas, modela, e mantém um projeto social para com viés na educação formadora dentro das escolas. Além disso, pensa em criar uma campanha no Estados Unidos “no formato do Criança Esperança, da TV Globo”,  para ajudar crianças carentes brasileiras. Com passagens esporádicas pelo Brasil, Camila esteve por aqui, em junho, a trabalho, em campanhas de marcas de roupas e acessórios e ainda cumpriu longa agenda com a imprensa brasileira. “Nunca tive muito tempo de ir no Brasil. Agora quero ir e ficar mais, trabalhar e também curtir”.

 

A apresentadora Hebe Camargo entrevista e paparica Matthew e Camila durante evento badalado que homenageou a carreira do ator Morgan Freeman, em junho, na Califórnia.

 

Sobre Minas, onde nasceu e foi criada, Camila diz: “Tenho família em todo lugar de Minas. Em Belo Horizonte, encontro uma paz muita boa. Para mim, não há lugar melhor, adoro as pessoas e o jeito mineirinho de ser. É um dos lugares em que ainda consigo ir e vir tranquilamente, e manter minha privacidade, coisa que nos Estados Unidos não tenho”. E é para cá que ela pensar em viver quando se aposentar, diz Camila. Sobre o assédio da imprensa americana que estampa o nome dela, hoje com 29 anos, e de Matthew McConaughey, 42, todos os dias na mídia, Camila se mostra tranqüila e parece não deixar a fama fazer sua cabeça: “Tem paparazzi na porta da minha casa o dia todo, mas tento levar minha vida da forma mais normal, curtindo meus filhos e meu marido”.

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: